EVENTO DE OUTUBRO ROSA DESTACA A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO NO CUIDADO DA SAÚDE DA MULHER


No mês alusivo à saúde da mulher, a prevenção foi o tema central do evento realizado em celebração ao Outubro Rosa. A iniciativa teve como objetivo conscientizar as mulheres sobre o que é o câncer, como ele se forma, suas formas de tratamento e, sobretudo, a importância da prevenção.

Durante o evento, as participantes puderam esclarecer as diferentes etapas do câncer, desde sua origem até os métodos de diagnóstico precoce, por meio de uma fala do médico da Unidade Básica de Saúde, Doutor Victor. Além disso, foram discutidos aspectos gerais da saúde da mulher, como os cuidados essenciais que elas devem ter com seus corpos e sua saúde.

Outro ponto de destaque foi a discussão sobre a fisioterapia pélvica, abordada pela fisioterapeuta da UBS, Gabriela. As participantes aprenderam como essa prática pode ser uma aliada na prevenção de problemas como a perda de urina e a bexiga baixa. Foi explicado que a fisioterapia pélvica pode ser feita de forma autônoma como uma prática de prevenção, oferecendo uma abordagem natural para evitar complicações mais sérias no futuro.

Segundo o Secretário da Saúde, Cleiton Rael Fischer, como parte das ações do evento, 80 mamografias foram autorizadas, uma medida concreta para garantir que as participantes tivessem acesso a esse exame fundamental na detecção precoce do câncer de mama. Além disso, foram agendados exames preventivos e testes rápidos, além de verificação de sinais vitais como pressão arterial.

Durante a conversa, o médico da UBS, Doutor Victor também destacou que “a prevenção é o melhor remédio”, enfatizando que o diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento do câncer. A mensagem foi clara: prevenir é o caminho mais eficaz para enfrentar a doença, pois tratamentos iniciados no estágio inicial apresentam melhores prognósticos e resultados positivos.

O Outubro Rosa trouxe, mais uma vez, a reflexão sobre a necessidade de monitorar a saúde regularmente e de buscar orientação médica para que, se necessário, o diagnóstico seja feito o mais cedo possível, garantindo tratamentos mais eficazes e menos invasivos.

Esse evento foi um marco na conscientização e na promoção da saúde da mulher do município de Novo Tiradentes, reforçando o compromisso com a prevenção como o melhor caminho para uma vida saudável.